A importância das cores para o Branding e Marketing

Escrito em 11.07.2016 • Por João Alves • Em Blog, Marketing e branding
295 leitura(s)

A importância das cores para o Branding e Marketing

Escrito em 11.07.2016 • Por João Alves • Em Blog, Marketing e branding
295 leitura(s)

O uso das cores no Marketing e Comunicação

A escolha das cores para a imagem da sua empresa, é sempre uma das decisões mais difíceis de se tomar, aquando da criação de um logótipo. Essa escolha irá ter uma grande influência na percepção como o público vê a sua empresa. O primeiro contacto com a sua marca, é muito importante pois irá provocar algum tipo de sensação, sejam positivas ou negativas.

Desta forma, antes de escolher a cor, ou cores, que quer ver presente no seu logo, tenha em conta os sentimentos que cada uma delas pode induzir, a quem o vê. É importante relembrar que os estímulos proporcionados pelas cores, estão dependentes da forma como é aplicado, bem como das experiências pessoais de cada um.

Vermelho

É provavelmente a cor que todos conotam com mais facilidade, felicidade, vida, excitamento. O vermelho é uma cor estimulante que incita à compra. A cor vermelha é bastante utilizada nos saldos, e promoções, com o intuito de atrair os compradores mais compulsivos.

Amarelo

O amarelo é uma cor que transmite alegria, optimismo, jovialidade. É a cor utilizada para chamar a atenção para algum detalhe. O amarelo é bastante utilizado juntamente com o vermelho pelas cadeias de fast food, para estimular o apetite.

Laranja

Resulta da fusão do amarelo com o vermelho. É uma cor enérgica e vibrante. O laranja é uma cor que reflecte  calor, excitação, entusiasmo e dinamismo, tal como o vermelho, mas a vantagem de ser mais agradável visualmente. O laranja é bastante utilizado por marcas com espírito jovem.

Verde

Está obviamente ligada à natureza, não fosse esta a cor das plantas e das árvores, mas não tem apenas esta conotação, está também ligada à saúde, esperança, vida. O verde é uma cor utilizada por marcas que prezam pela sustentabilidade.

Azul

O azul representa a harmonia, calma, frescura e confiança. O azul é utilizado por marcas que tencionam dar uma sensação de confiança e segurança às pessoas. O azul é também uma cor que estimula bastante a produtividade.

Roxo

Altamente ligada à nobreza, riqueza e sabedoria. O Roxo, tal como o laranja, pode estimular a imaginação e a criatividade. Esta cor é bastante utilizada por marcas de luxo e marcas ligadas às áreas do beleza e bem-estar.

Cinzento

O cinzento por ser a junção entre o preto e o branco, representa o equilíbrio, a neutralidade e a elegância. Por norma o cinzento é utilizado em conjunto com outras cores, mas quando é utilizado sem nenhuma cor, podem transmitir o profissionalismo, responsabilidade e conhecimento.


As escolha das cores para as marcas é muito mais do que uma questão de estética, pois estas têm função de transmitir uma mensagem para as pessoas. Na Imagine Virtual não deixamos nada ao acaso, conheça os nosso serviços de Branding & Design.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.