A importância do Naming na comunicação da empresa

Escrito em 15.01.2016 • Por filomenaserrao@gmail.com • Em Blog, Marketing e branding
478 leitura(s)

A importância do Naming na comunicação da empresa

Escrito em 15.01.2016 • Por filomenaserrao@gmail.com • Em Blog, Marketing e branding
478 leitura(s)

Escolher um nome para se tornar marca – naming

Naming é uma das fases iniciais de qualquer projecto, empresa, marca de produto ou serviço. Pois como o nome indica e traduzindo, significa nomear, dar nome a algo. Quando um cliente chega e diz que necessita de um logótipo, a pergunta imediata é, e qual o nome? Já tem nome?

Pode parecer a parte mais fácil, mas não é.

É das decisões mais importantes para o seu negócio, é um dos pontos mais fortes na construção da identidade, se for mal feito ou até se não for feito pode por em causa o sucesso do negócio da empresa ou do produto.

Muitas das vezes o cliente já tem um nome em mente,

claro que ele tem que se identificar com o nome, tem de sentir que faz parte da sua criação do negócio, mas alguns cuidados devem ser tomados para que o nome seja relevante para o seu negocio.
Questões de fonética, de marketing e comunicação, questões legais e até criativas, são alguns pontos a sublinhar para que o empresário não deixe de recorrer a um profissional se quiser construir uma marca e um nome no mercado.

O processo de naming obedece a um conjunto de regras e a uma metodologia própria que iremos desenvolver em breve.

Fica apenas aqui a ideia chave que pretendo transmitir:

– escolher o nome da empresa ou de um produto/serviço é uma fase importante e requer alguns cuidados e por isso conhecimentos profissionais.

Vale a pena contactar-nos para o ajudarmos nesta fase – um bom nome contribui para o sucesso e para a construção da marca.

Outra ideia importante é que após o processo de naming  e escolha do nome, vem o branding que dá corpo, cor e forma ao nome ao transformá-lo em logótipo ou logo-marca e então este deverá ser protegido com o seu registo junto do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Já agora, uma dica sobre que tipo de nome escolher, veja no próximo artigo.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.