As ferramentas do marketing digital

Escrito em 28.04.2016 • Por filomenaserrao@gmail.com • Em Blog, Marketing e branding
241 leitura(s)

As ferramentas do marketing digital

Escrito em 28.04.2016 • Por filomenaserrao@gmail.com • Em Blog, Marketing e branding
241 leitura(s)

Marketing Digital – Ferramentas a usar

ipad com uma página de navegação aberta dizer online marketing

Após compreendidas as vantagens do marketing digital vejamos o que se pode utilizar neste campo. São várias as ferramentas, mas a escolha passa pelo bom senso de acordo com o tipo de negócio e os objectivos. Coloco aqui aquelas que acho mais práticas de usar e adaptadas ao nosso mercado.


SEM (Search Engine Marketing)

peças do jogo scrabble a forma a palavra SEMO Search Engine Marketing envolve ações de marketing digital usadas através de motores de pesquisa, como o Google, Yahoo, Bing entre outros.
Os motores de busca trazem tráfego para os sites das empresas que é fundamental, e não esquecer que afinal é o utilizador que faz a pesquisa, é ele que tem a ação de procurar o que necessita e por isso é muito importante que encontre o que procura no seu site.
Vamos falar de duas formas ao dispor do SEM.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma prática de marketing na Internet que tem como objetivo melhorar a posição na pesquisa orgânica (resultados naturais) do Google, Yahoo e Bing.
Um trabalho de SEO pode ir desde, otimizar seu site para que ele carregue rápido e funcione em telemóveis até à criação de bons conteúdos.
Aparecer no primeiro lugar do Google é o objectivo e é “grátis”, afinal, não se paga para aparecer lá. Mas é “grátis” na medida que não paga para aparecer no Google, mas ainda é necessário fazer investimentos para lá chegar.
O principal para se conseguir uma boa posição natural/orgânica é ter um conteúdo de qualidade, sem isso de nada adianta otimizar 0 seu site em termos técnicos se depois não tem conteúdos relevantes para o Google, pois a principal missão do Google é entregar o melhor conteúdo para seu público. ( ver artigo sobre marketing de conteúdos)
Tendo o conteúdo como base, há várias ações que podem ser tomadas, como pesquisas de palavras-chave para ajudar no ranking para termos mais importantes, otimização do HTML do site, etc.

PPC (Pay per Click)

Outra forma de aparecer bem posicionado nos motores de busca é pagando e fazendo anúncios
No caso do Google existe uma rede chamada AdWords em que se insere anúncios que serão mostrados de acordo com as palavras-chave que são pesquisadas.
Mas não basta pagar, o anúncio deve ser bem feito e conduzir para uma página de qualidade (landing page).

Anúncios online / Ad Networks

A publicidade online com anúncios é o formato mais tradicional de se fazer marketing digital, são aqueles “banners” e outros anúncios gráficos que vemos em vários sites.
Os anúncios nas redes sociais são outra ferramenta que, dependendo do tipo de negócio, pode ser de grande retorno: anúncios no Facebook, para o grande público; anúncios no Linkedin para o B2B; ou anúncios noutros sites de grande tráfego como sapo, sites de jornais, etc
As Ad Networks, são redes centralizadas que distribuem os anúncios em vários sites distintos, sem a necessidade do anunciante negociar com vários veículos distintos.
Hoje existem vários tipos de Ad Networks, algumas mais corporativas, outras de nicho e, claro, o AdSense é provavelmente a maior do mundo.

E-mail Marketing

O marketing por e-mail continua um canal muito importante, permite um contacto direto em que quem recebe deu autorização (evitar usar listas compradas de email) para receber uma informação.
Hoje em dia não adianta simplesmente conseguir uma lista gigante de e-mails, novamente o conteúdo dessa mensagem por email tem de ser útil para quem recebe, e o ideal é que saiba que vai receber porque disse sim, quero receber!

As redes sociais

É onde estão as pessoas, as pessoas com quem quer comunicar. Mas são tantas e diversas, como saber qual ou quais as melhores? Na nossa opinião temos de ter bom senso na escolha e investimento de tempo e dinheiro. As escolha tem a ver com o mercado onde estamos inseridos, com a cultura social onde estamos inseridos (em Portugal o uso das redes sociais não é igual que nos EUA), como negócio que temos, com o perfil do nosso cliente, com os objectivos, etc.

Facebook? Twitter? Linkedin? Google +, YouTube, Hookbiz?? Talvez sejam as mais conhecidas e por isso as mais usadas. Mas cada caso é um caso. Elas são realmente uma ferramenta, há que saber usá-la. Uso o martelo ou o escopro? As funções e objectivos pretendidos são diferentes.

CONCLUSÃO

Grupo de ferramentas de Marketing Digital – trabalhar o posicionamento do seu site nos motores de busca:

  • Definir uma boa estratégia de SEM
  • Trabalhar o site em termos técnicos e de conteúdos para atingir um bom posicionamento natural ( não pago)
  • Usar anúncios pagos para criar tráfego ao site de acordo com a estratégia e objetivos
  • Usar outras ferramentas económicas mas com uma boa mensagem e retorno.

 

Apesar de compreender, e achar que é importante para o seu negócio, prefere ter uma ajuda profissional para delinear a estratégia adequada ao seu negócio. Contacte-nos sem compromisso.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.