Como ter uma loja online de sucesso

Escrito em 27.12.2017 • Por João Alves • Em Blog, Web design, Websites
664 leitura(s)

Como ter uma loja online de sucesso

Escrito em 27.12.2017 • Por João Alves • Em Blog, Web design, Websites
664 leitura(s)

O consumidor típico como era conhecido – que saía de casa para fazer as suas compras ocasionais – está a desaparecer aos poucos, dando lugar a um novo consumidor que prefere realizar as suas compras na comodidade da sua casa, sem que tenha de se deslocar até à loja. Se até há alguns anos atrás, ter uma loja online era um “capricho”, nos tempos actuais quem tiver um negócio físico, tem que ter por “obrigação” uma loja online caso pretenda aumentar o seu negócio.

O comércio electrónico tem vindo a crescer a um ritmo bastante rápido em Portugal. No nosso país, cerca de 40% dos utilizadores da internet já fazem compras online, representando um total de 50 mil milhões de euros em vendas. Segundo diversos estudos realizados o mercado é promissor, contudo é preciso corresponder à expectativa dos seus consumidores online. Preste atenção! Pois hoje temos algumas dicas do que deve fazer para ter uma loja online de sucesso.

1. Navegabilidade do website

A sua loja online deve funcionar da melhor forma possível, ou mesmo sem qualquer falha. A loja deve ser intuitiva para o cliene, de forma a que o mesmo não se perca quando quiser comprar algum produto. No caso de a página ser confusa, quem o visita não o irá fazer mais vez nenhuma.

Os problemas que surgem com alguma regularidade neste tipo de website são: velocidade de carregamento, falta de descrição do produto, imagens de fraca qualidade.

2. Design

monitor com o website das joianinhas aberto, desenvolvido pela Imagine VirtualTer uma loja online não chega para obter sucesso com as vendas. É necessário oferecer também uma boa experiência visual a quem o visita, de forma a deixar uma “marca” trazendo-o de volta à sua página. (ver página Joianinhas)

Tenha o cuidado de não utilizar cores exageradas, deve evitar a todo o custo a utilização de banners que atrapalhem a navegabilidade, não se esqueça de não inundar o cliente com informação desnecessária. No caso de não “cumprir” estas regras simples, estará a afugentar o cliente da sua página, sem que faça qualquer compra.

3. Segurança

cadeado a guardar a informação pessoal de um cartão e crédito para realizar compras onlineQuando se tem uma loja virtual, o ponto mais importante é a segurança. É obrigatório ter uma loja online alojada num bom servidor que lhe garanta que todos os dados dos seus clientes não correm risco de serem roubados. Não se tratam apenas de dados pessoais – nome, morada, etc- mais importante que isso, são as contas bancárias. Antes de criar uma loja online procure bem pelo melhor serviço que lhe garanta que tem tudo a salvo.

4. Forma de Pagamento

Ofereça diversas formas de pagamentos ao seu cliente – Paypal, Visa, transferência bancária, pagamentos multibanco, etc – não e limite a apenas uma ou duas formas de pagamentos. Quantas mais opções de pagamentos tiver melhor, assim o cliente terá diversas opções de escolha na hora de lhe transferir o dinheiro. Tenha em atenção, opte sempre pelas formas de pagamentos mais conhecidas e utilizadas, não vale a pena ter uma opção de pagamento que quase ninguém utiliza. Aproveite e fique a conhecer o nosso artigo sobre 4 formas seguras de fazer compras online.

5. Opinião dos consumidores

A opinião dada pelos clientes que já adquiriram o produtos é muito importante. Os comentários não servem apenas para ter um feedback sobre o produto, serve também para “ajudar” outros clientes na altura de o adquirirem.

Seja qual for a opinião sobre o produto, nunca apague nenhum comentário. No caso de ter uma comentário menos favorável tente entrar em contacto com o cliente de forma a tentar perceber o que se sucedeu.

6. Crie um Blog

Invista em marketing de conteúdos de forma a aumentar os resultados do seu negócio. Ter um blog é uma óptima opção se se quer tornar numa referência do segmento em que está inserido. Tenha conteúdos de qualidade, que o consumidor queira consumir.

O blog é um excelente oportunidade para atrair e aumentar as suas vendas, bem como a notoriedade da sua marca.

7. Invistas nas redes sociais

logótipo de diversas redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube em sacos de comprasAproveite as redes sociais, e torne-as suas aliadas para dar a conhecer a sua loja e a conquistar mais clientes. Interaja com os clientes, faça promoções, sorteios, apresente novidades, etc. Tenha atenção, não se dedique apenas a promover produtos, ofereça também conteúdos interessantes e de qualidade aos seus clientes. Aproveite para partilhar os artigos do seu blog, nas redes sociais assim chegará a mais pessoas.

Não se esqueça de que cada rede social é diferente, tem a sua “forma de ser”, por isso o melhor que tem a fazer é investir em conteúdo especifico para cada uma delas.

Quer uma Loja Online? Sem problemas nem complicações?

Para mais informações, Contacte-nos

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.