Desvantagens de ter um website num alojamento grátis

Escrito em 06.07.2016 • Por João Alves • Em Blog, Websites
422 leitura(s)

Desvantagens de ter um website num alojamento grátis

Escrito em 06.07.2016 • Por João Alves • Em Blog, Websites
422 leitura(s)

Alojamento de website grátis.

Já ouviu falar desta oferta? É provável que sim.
No caso de estar a pensar em criar uma página online para a sua empresa, o melhor é não optar por este tipo de serviço. A excepção feita, é caso queira fazê-lo para um projecto pessoal.

Se já pensou em montar uma página de empresa num alojamento gratuito, então deverá ler este post e ficar a conhecer as desvantagens do mesmo, antes de tomar qualquer decisão.

DOMÍNIO PRÓPRIO

Os alojamentos grátis não lhe permitem ter um domínio próprio, ou seja, www.nomedaempresa.pt, terá sempre que ser www.nomedaempresa.alojamento.pt, esta é a grande contrapartida, por querer utilizar um serviço gratuito.
A outra desvantagem é o facto de não conferir grande credibilidade à sua página, o nome do url irá enfrentar vários problemas no que toca às optimizações para os motores de pesquisa (SEO), bem como do PageRank.

Com um serviço de alojamento profissional, poderá mudar de servidor as vezes que quiser, sem ter que mudar o seu endereço.

SERVIÇO DE E-MAIL PERSONALIZADO

Uma vez mais estes serviços não são completos. Não lhe permitem criar contas de e-mail com o seu endereço, e mesmo os que deixam criar, vão ficar parecidos com info@nomedaempresa.alojamento.pt.
Estes email, além de não serem “bonitos” para apresentar em cartões ou em páginas de contactos, são também difíceis de memorizar. Existem sempre as caixas de email gratuitas, como @gmail, @hotmail etc, que são bem mais curtas que as do alojamento gratuito, mas que mesmo assim não lhe conferem credibilidade.

Com um serviço de Alojamento Profissional, poderá criar as suas caixas de correio com o endereço do website, ficando por exemplo info@nomedaempresa.pt. Conheça os nossos serviços para contas de email.

PUBLICIDADE

Estes alojamentos como não cobram pela sua presença, têm que gerar receita de alguma forma, ou então a sua existência não seria viável, sendo que a opção passa pela incorporação de publicidade no seu website,  para conseguirem sobreviver.
O dono do website, apesar de estar a mostrar publicidade a quem o visita, não recebe qualquer valor vindo da mesma, ficando apenas para a empresa que detêm o serviço de alojamento.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Quando tem um serviço de alojamento profissional e este falha ou fica indisponível ,basta ligar ou enviar um email, para a assistência técnica que o problema é resolvido o quanto antes. No caso de utilizar um servidor gratuito e tiver um problema, é muito provável que tenha também afectado a página de outras pessoas, o que fará com a solução para o seu problema demore horas ou até mesmo dias.

BACKUPS

Os backup são extremamente importantes, pois não só protegem a informação da sua página, como também garantem a segurança da informação de clientes. Assim caso perca toda a informação da sua página e estiver a utilizar um alojamento profissional, terá sempre forma de recuperar os dados. No caso de estar a utilizar um alojamento gratuito, a informação perdida, jamais será recuperada.

Por norma os serviços de alojamento profissionais, trazem sempre associados, a opção de backup, mas atenção, nunca se esqueça de confirmar que o mesmo está incluído ao requisitar o serviço de alojamento.

Se após ler o artigo ainda está em duvidas sobre qual o serviço que deverá escolher, tenha em conta a velha máxima que o barato sai caro.

 

Não sabe que alojamento profissional escolher? A Imagine Virtual tem a solução Cloud Server, aproveite também e descubra como pode ter um email profissional com o G-Suite. Fale connosco.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.