Dicas para ter um maior alcance nas publicações do Facebook

Escrito em 07.10.2016 • Por João Alves • Em Blog, Redes sociais
295 leitura(s)

Dicas para ter um maior alcance nas publicações do Facebook

Escrito em 07.10.2016 • Por João Alves • Em Blog, Redes sociais
295 leitura(s)

Fazer um “Gosto” numa página no Facebook, não significa que irá receber todas as novidades, promoções e notícias que a página publica. Segundo um estudo feito pela agência de publicidade Ogilvy o alcance orgânico das publicações, que não são pagas para aparecer, tem vindo a cair nos últimos anos, podendo vir mesmo a ser “zero” muito em breve.

Segundo o mesmo estudo da Ogilvy, em média, as publicações têm um alcance orgânico de 6,15 pontos percentuais, o que é muito pouco, face ao que vinha acontecendo anteriormente. É bom relembrar que em 2012 o alcance médio era de 16%, o que representa actualmente uma queda de mais de 50%.

Este facto é um pouco desanimador, para grande parte das empresas presentes na rede social, visto a grande maioria, não ter fundos suficientes para gastar em publicidade. Não parecendo, o Facebook é uma ferramenta de publicidade, pois assim seria possivel à rede social sobreviver.

Apesar de o Facebook, tentar reduzir o alcance das sua publicações ao máxima, para o “obrigarem” a investir em publicidade, existem ainda algumas formas de potenciar o alcance orgânico das mesma. Preste atenção ao pontos seguintes, pois poderão ajudá-lo no futuro.

Crie conteúdo interessante

Qualidade, esta é a palavra de ordem. Produza conteúdo que tenha algum tipo de interessa para os seus seguidores e que os faça interagir, com a publicação. Tente produzir conteúdo que dê algum tipo de conselho ou novidade, que inspire, em que se ofereça alguma coisa ou ainda que entretenha o público.

Não recorra a call-to-actions como “clique”, “comente” ou “partilhe”. O Facebook pune todo o tipo de publicações que contenham estas chamadas.

Publicar na hora certa

melhor horário para se publicar no FacebookOs seus seguidores não estão sempre online, pelo que por norma existem horários em que se regista um pico de audiência. Publicar neste pico de audiência pode ser um “pau de dois bicos”, ou seja, existe uma maior chance de alcançar os nossos seguidores, mas como também existe um maior acesso, a publicação pode-se perder no meio de tantas outras.

Para saber qual o horário de acesso do seu seguidores ao Facebook, entre na página e em “Informações”>“Publicações”.
melhor horário para publicar na página de facebook

Utilize imagens

Faça publicações em que recorra a imagens. As imagens reforçam a identidade da sua marca, criando uma maior relação com o utilizador. As publicações com imagens tem em média mais 53% de “gostos”, que as publicações em texto. Não se fique apenas por uma imagem por publicação, de vez em quando publique 3 ou 4 imagens ao mesmo tempo, isto fará com que a publicação alcance ainda mais utilizadores.

Crie conteúdos em formato de vídeo

telemovel a explicar como se faz um video em directo no FacebookO video está na “moda”. O conteúdos em video tem uma maior capacidade de cativar a atenção dos seguidores. Não precisa de fazer grandes vídeos, tenha é o mínimo de cuidado e brio ao criar. Pense em conteúdos que não durem mais do que 21 segundos, este é o tempo médio que uma pessoa gasta para ver um video.

Partilhe os vídeos directamente no Facebook, evite utilizar vídeos do Youtube, pois o alcance será menor. O Facebook quer que as pessoas fiquem pela sua rede social, e não divaguem pela concorrência. Não se esqueça, se for possível para o seu negócio, faça os vídeos “live”, eles têm uma atenção ainda maior, que os vídeos descarregados para a plataforma.
telemovel a explicar como se faz um video em directo no facebook

Não se esqueça, não há nenhuma forma correcta para ter um maior alcance orgânico nas publicação da sua página do Facebook, há sim uma estratégia bem definida, que lhe poderá trazer melhores resultados. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Fique também a conhecer o nosso serviço de Marketing de Conteúdos, para que possa ter melhores resultados através das suas redes sociais.

Tem alguma dúvida? Pergunte que nós respondemos.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.