Erros a evitar na página da sua empresa no Facebook

Escrito em 14.07.2016 • Por João Alves • Em Blog, Redes sociais
296 leitura(s)

Erros a evitar na página da sua empresa no Facebook

Escrito em 14.07.2016 • Por João Alves • Em Blog, Redes sociais
296 leitura(s)

6 erros que deve evitar cometer ao gerir a página da sua empresa no Facebook.

A gestão de uma página de rede social pode parecer uma tarefa fácil, mas na verdade é mais complicado do que se pode pensar. Para se gerir uma página de Facebook, não basta apenas criar publicações só por criar. Caso tenha uma página de empresa nas redes sociais, então este artigo é dirigido para si. Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer alguma dicas do que NÃO fazer, na página da sua empresa.

1- Utilizar um perfil em vez de uma página de empresa

página de Facebook da CocaCola

É o erro mais comum de todos, mas que ainda confunde muita gente. Sempre que quiser criar uma conta de empresa, no Facebook, deve criar uma página de fãs. Segundo os regulamentos desta rede social, é proibido criar-se perfis de usuários para empresas. No caso ter uma conta deste género e seja descoberto pelo Facebook, a sua conta pode ser apagada sem qualquer aviso, além de que um perfil apenas permite ter 5 mil “amigos”.

O mais correcto a fazer em casos de empresa, é criar uma página de fãs, que permite ao gestor fazer uma melhor análise ao trabalho que está a ser feito, permitindo saber o alcance de cada publicação feita. A página de fãs, tem ainda algumas características próprias, como botões de rápido acesso como “Contacte agora”, “Compre agora” ou “Visite o nosso site”.

2 – Fazer publicações a toda a hora

Facebook - fazer demasiadas publicações

Todos queremos manter uma relação com o nosso público, mas estar constantemente a encher o seu feed de notícias com conteúdo é cansativo. Quem o segue pode sentir que está a ser bombardeado com spam, o que não é nada bom ,pois é meio caminho para deixar de o seguirem. Além de estar a encher o feed de notícias, está sambem a diminuir o alcance das publicações.

Antes de começar a criar um post, pensa na velha máxima “menos é mais”. Em vez de passar o tempo todo a publicar conteúdo, faço nas horas com mais fluxo de seguidores, e publique também conteúdo que seja do interesse do publico, conteúdo atraente.

No caso de já ter uma ideia sobre o que vai publicar, então crie uma agenda, ou agende logo no Facebook, para ser publicado automaticamente. Ter agendamento prévio sobre o que pretender publicar, irá permitir que tenha conteúdo com mais qualidade, mais bem escritos e com um alcance ainda maior.

Não se esqueça também da regra dos 80% de conteúdo interessante e 20% de conteúdo relacionado com vendas, assim irá diminuir o número de desistência no número de “gostos”.

3 – Não responder a mensagens privadas

Da mesma forma que reponde a comentários, deve também responder às mensagens enviadas para a sua página. É muito importante relacionar-se com o seu público, isto dá a entender que se preocupa com eles e com as suas opiniões. Tal como no comentários, onde não deve apagar os que são menos agradáveis, na caixa de mensagens, não deve ignorar quem o critica.

4 – Publicar imagens de fraca qualidade

O visual da sua página é um dos pontos que irá chamar a atenção do público, por isso é muito importante utilizar imagens de boa qualidade.

5 – Deixar de publicar conteúdo

Se publicar conteúdo em demasia pode ser aborrecido, para quem o segue, não publicar nenhum, poderá fazer com que a sua empresa seja “esquecida” pelo seu cliente. Não basta criar uma página, apenas para marcar presença. Já que está presente na rede, então mantenha a sua página activa e interaja com os seus seguidores.

6 – Publicar apenas nas horas de maior afluência

relatório da melhor hora para publicar um artigo no Facebook

Por norma os horários após o expediente (17:00 até 01:00), são os que têm mais pessoas activas, no Facebook. Apesar de nas outras horas existir uma afluência menor, não quer dizer que não deva publicar.

Publicar fora do horário de maior afluência tem também as suas desvantagens mas também os seus benefícios. Quando publica um post, fora do horário de maior afluência irá atingir menos pessoas, mas as pessoas a que chega não são as mesma a que chegaria se o fizesse no horário de grande tráfego. Outra vantagem de publicar “fora de horas” é a de ter uma menor concorrência, como não há tanta gente a publicar, os seus post’s podem permanecer mais tempo no feed de noticias dos seus seguidor.


A sua empresa têm uma página de Facebook, mas não tem tempo para geri-la. Fale connosco e fique a conhecer o nosso serviço de gestão de rede socais.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.