Facebook combate as noticias falsas

Escrito em 18.01.2017 • Por João Alves • Em Blog
575 leitura(s)

Facebook combate as noticias falsas

Escrito em 18.01.2017 • Por João Alves • Em Blog
575 leitura(s)

Há bastante tempo que se sabe da existência de noticias falsas nas redes sociais, quer sejam feitas de forma intencionada ou não. O Facebook é uma das redes sociais mais afectadas com esse tipo de “noticias”.

Existem diversas razões para o sucedido, ou porque os utilizadores acreditam em tudo o que vêem, usando a velha desculpa “se está na internet é verdade”, ou por nem sequer investigarem as fontes, acabando por disseminar a informação de forma ingénua.

O caso mais evidente é o das eleições norte-americanas, onde se lançaram diversos boatos disfarçados de notícia, com o intuito de influenciar a opinião dos eleitores norte-americanos.

Perante tais suspeições o Facebook decidiu que estava na hora de combater as noticias falsas.

Não se sabe ao certo como o Facebook irá combater estas noticias, mas já começaram a surgir algumas ideias e propostas de como fazê-lo.

Propostas:

noticia no facebook ao qual pergunta se ap utilizador se a noticia está de acordo com título para combater a notícias faltas que afectam a rede constantemente

  • Alteração no algoritmo de forma a diminuir a relevância dos artigos publicados pelos sites de notícias falsas. Desta forma as publicações chegam a um numero reduzido de pessoas, diminuindo a possibilidade de disseminação.
  • Facilitar as denúncias de notícias falsas,perguntando ao utilizador a opinião sobre a veracidade do artigo noticioso.
  • Realizar parcerias com empresas de “verificação de factos” (Snopes.com, PolitiFact.com e FactCheck.org). Estas empresas são especialistas na desconstrução de mitos e boatos, confirmando ou não a veracidade da notícia.
  • Avisar os utilizadores que as noticias já foram denunciadas, como uma possível noticia falsa. O Facebook espera que o utilizador ao ser avisado de que poderá estar perante um falsa noticia, irá pesquisar mais informação de forma a tirar as suas próprias conclusões.
  • Proibir a publicidade de post’s por parte das páginas que tenham sido denunciadas por terem noticias falsas. Esta proibição fará com que as páginas não se consigam expandir, dificultando a divulgação deste tipo de notícias.

 


Algumas destas medidas já estão a ser testadas nos Estados Unidos.

No Facebook em português…

…também já existe a possibilidade de denunciar este tipo notícias, mas apenas para alguns utilizadores. Enquanto não são revelados os resultados destas novas medidas, o Facebook assegura que irá continuar empenhado na luta contra as noticias falsas divulgadas na sua rede.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.