Inbound Marketing vs Outbound Marketing (PARTE I)

Escrito em 23.06.2016 • Por João Alves • Em Blog, Marketing e branding
213 leitura(s)

Inbound Marketing vs Outbound Marketing (PARTE I)

Escrito em 23.06.2016 • Por João Alves • Em Blog, Marketing e branding
213 leitura(s)

Afinal o que é o Inbound Marketing?

Com o desenvolvimento das plataformas online, o marketing sofreu algumas alterações. Os consumidores deixaram de dar importância aos anúncios, TV, jornais, radio, etc, passando a dar maior interesse às opiniões que encontram por toda a internet.

Neste contexto que surge o Inbound Marketing, o marketing de atracção. Neste caso é o cliente que procura empresa de forma autónoma, através dos motores de busca, redes sociais, blogues, entre outras formas de Marketing de Conteúdo.

No Inbound é o cliente que procura pelo produto/serviço, não para o adquirir no momento, mas sim para obter mais informação sobre o mesmo.

O Marketing de Atracção é um conceito que se adequa perfeitamente aos tempos actuais, pois é cada vez mais visível a utilização dos motores de pesquisa para a obtenção de mais informação sobre produtos/serviços, sendo que 46% das pesquisas realizadas são à procura de produtos ou serviços.

No Marketing de Atracção, existem 5 etapas muito importantes.

pessoa com café na mão e a escrever um artigo num blog

Atrair

Não basta atrair pessoas para a nossa página, é preciso atrair as que nos interessam. O objectivo passa por gerar tráfego qualificado, o nosso público-alvo, quem tem interesse pelo nosso produto/serviço. Existem várias formas para atrair o cliente até nós, como por exemplos através das pesquisas orgânicas e pagas, pelas redes sociais, pelos blogs ou pelas landing pages.


Converter

Assim que tiver um número interessante de visitantes na sua página, o próximo passo a tomar, é fazer com que eles lhe dêem o máximo informações pessoais, como o nome. Para reunir este tipo de informação pode utilizar diferentes técnicas como o preenchimento de formulários ou a ofertas de produtos, pedindo em troca algum tipo de informação pessoal.

dedo a carregar num botão que diz comprar

Relacionar

Estabeleça uma relação com a sua lead, ainda fará com que esteja mais próximo da compra final. Nutra a sua lead com conteúdo do seu interesse, que lhe seja benéfico. Utilize redes sociais, e-mails, e-books, entre outros.


Vender

Acabou de criar uma relação com a sua lead, está na hora de o tornar cliente, ou seja, de fechar a venda. Neste momento o fecho de venda, já está facilitado, pois a lead já está preparada para tal. O mais importante nesta etapa, não é apenas vender o produto, é sim vender o produto e fidelizar o cliente.


Analisar

Analise periodicamente o processo desde o inicio ao fim. Veja se é necessário corrigir algum passo, durante todo este processo. Existem variadas ferramentas para analisar o sucesso das suas campanhas, Google Analytics,  Piwik, entre outras.Fique atento que dentro em breve, iremos explicar o que é o Outbound Marketing.


Do que está à espera para começar a aplicar o Inbound Marketing no seu negócio? Contacte-nos e fique a conhecer o nosso Serviço de Marketing de Conteúdos.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.