Marketing de conteúdo – para que serve?

Escrito em 18.06.2016 • Por João Alves • Em Blog, Marketing e branding
228 leitura(s)

Marketing de conteúdo – para que serve?

Escrito em 18.06.2016 • Por João Alves • Em Blog, Marketing e branding
228 leitura(s)

Marketing de Conteúdo – 8 ideias principais

Marketing de conteúdo é uma forma de envolver o seu público-alvo e de fazer crescer clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e criando valor para as pessoas. Isso permite criar uma percepção positiva da sua marca e assim levar a mais vendas.

1. Melhorar a relação com clientes

duas mão as segurar nos pés de um bebé

Criar conteúdo interessante e comunicá-lo regularmente com os seus clientes faz com que eles mantenham a relação com a empresa ou a marca. Escrevendo sobre temas que possam interessar aos seus clientes, eles vão estar atentos ao que aparece no no seu site.


2 . Aumentar envolvimento com a marca

pegada de uma criança à beira marO Marketing de Conteúdo procura construir uma relação de confiança: comunicando com o cliente, ajudando-o a solucionar os seus problemas do dia a dia, enviando dicas para o seu negócio ou vendas, por vezes, não têm relação direta com os produtos ou serviços que a empresa vende.


3. Incrementar a visibilidade da marca

É necessário estar bem posicionado online, e presente de forma credível e profissional. Isso é possível com bons conteúdos nas páginas onde está online: site, blog, Facebook, newsletters.
Não fazer Marketing de Conteúdo é a maneira mais fácil e rápida de se tornar invisível para o seu público.


4. Informar e alimentar potenciais clientes com conteúdo relevante

montagem com diversas fotografias de pessoasAlimentar o público com conteúdo de alta qualidade não é possível sem uma estratégia muito bem estruturada.
Vários canais podem participar desta nutrição:

  • SEO.
  • Redes Sociais.
  • E-mail Marketing.
  • Landing Pages.
  • E outros

5. Aumentar as vendas (upsell e cross-sell)

terreno abandonado com uma placa a dizer que está para vendaTudo o que pode levar à conclusão de uma venda pode ser considerado Marketing de Conteúdo: textos sobre o produto ou serviço, vídeos, imagens, infografismos, e-books, depoimentos de clientes, casos de sucesso, informações técnicas, informações de entrega, política de troca e devolução, etc


6. Trabalhar o pós-venda

criança a brincar com um telefone antigoA conclusão da venda é só o começo. O cliente tem de voltar e recomendar a sua empresa.
Tem uma estratégia para manter a relação com o cliente? Sabe que canais poderão ser usados?


7. Ferramentas utilizadas para distribuir conteúdo

diversas brocas de perfuração Ter um blog, e escrever uns artigos é uma forma mas não a única. Envie newsletters com interesse, coloque informação relevante no Facebook, google + ou outras redes sociais que ache boas. E uns vídeos no Youtube, site e redes sociais? Se o seu negócio é mais na área dos serviços, então faça uns e-books com informação que interesse o seu cliente, informação que melhora a performance do seu cliente.


8. Medir as ações de marketing de conteúdo

mulher a medir o tamanho da cinturaAs vendas é o objectivo, mas até la chegar meça: as visitas ao site, a taxa de conversão, quantos potenciais clientes interagiram, quantos enviaram formulários, quantas inscrições na newsletter, quantos comentários ou partilhas, etc


Fale connosco e fique a conhecer as nossas soluções de Marketing de Conteúdos, para o seu negócio online.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.