Quais as novidades de ecommerce para 2017?

Escrito em 09.03.2017 • Por João Alves • Em Websites
300 leitura(s)

Quais as novidades de ecommerce para 2017?

Escrito em 09.03.2017 • Por João Alves • Em Websites
300 leitura(s)

O ano de 2016 mostrou-nos a todos ter sido um excelente período para as vendas online. O comércio online está em franco crescimento, e diversos estudo mostram que em 2020 as vendas online a nível mundial vão chegar aos 27 triliões de dólares, mais 5 triliões que em 2016.

Fique atento a algumas das transformações que vão acontecer ao longo do ano no plano das vendas através da internet.

O Despontar de Chatbots

Chatbot da pizzahut onde se pode encomendar uma pizza através do messanger do Facebook.Apesar de já não ser uma novidade, em 2017 a maioria dos utilizadores irá ter contacto pela primeira vez, com um chatbot.

Os bots são dotados de inteligência artificial, sendo capazes de responder a qualquer pergunta feita por um humano.

A grande vantagem dos bots é que as empresas não necessitam ter uma pessoa constantemente a responder a todas as perguntas feitas, melhorando os tempos de resposta aos consumidores, outra das vantagens está no facto de os mesmos aprenderem a cada interacção que realizam, com o intuito de melhorarem nas respostas que são dadas aos consumidores.

Redes sociais como plataforma de vendas

As vendas através das redes sociais, ou social selling, vão passar a ser uma realidade no nosso futuro. Actualmente no Facebook já é possível adicionar tag em fotografias de forma a indicar qual o preço do produto e onde o poderá adquirir. Além do Facebook, o Instagram também irá ter uma funcionalidade com o mesmo objectivo.

O fim dos cartões de pagamento

Loja Amazon Go em Seatle, mostrando uma mulher a fazer uma compra.O fim das carteiras cheias de cartões está para breve.

Esta revolução irá ocorrer pois existem cada vez mais consumidores com dispositivos móveis e wearables, bem como comerciantes com novos formatos de pagamentos.

Os pagamentos vão deixar de serem feitos com dinheiro ou cartões, passando a utilizar-se o smartphone, smartwatch ou outro tipo de wearable.

O maior exemplo desta revolução na forma de pagamentos é a loja da Amazon em Seatle, a Amazon Go.

Nesta loja, as pessoas necessitam apenas de ter a app da Amazon Go, passar pelo scanner ao entrar.

Depois basta escolher os produtos, enquanto diversos sensores analisam e adicionam à sua conta os produtos escolhidos. Quando saem da loja, recebem a factura no telemóvel.

Qual é a próxima compra a fazer?

Os vendedores vão olhar de outra forma para os dados e perfis dos consumidores.

As empresas vão começar a analisar quase ao detalhe toda a informação sobre as interacções do clientes e qual o seu perfil.

Desta forma tentam perceber quais as suas preferências, hábitos e mesmo até qual será a sua próxima compra, baseando-se no perfil de outros consumidores semelhantes.

2017 promete ser um ano em grande no que toca às vendas online.


No caso do seu negócio ainda não ter uma loja online, então esta é a altura ideal para começar a apostar no comércio online.

Não perca a oportunidade de começar já a vender online. Fale connosco e saiba como pode ter uma loja online.

pessoas já gostaram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.